UGT participa de evento em prol da luta das mulheres contra a AIDS

12/11/2010

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo participarão, no dia 30 de novembro, do evento Mulheres na luta contra a AIDS". Durante o dia todo, serão debatidos no palco assuntos com DST/AIDS e sua relação com a violência contra as mulheres, legislação e direitos das mulheres, e também como viver bem, mesmo portanto o vírus HIV.

Além dos debates, também ocorrerão apresentações artísticas, de dança e corais, distribuição de preservativos e material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis, além da realização gratuita de cortes de cabelo e maquiagem, pelo Sindicato da Beleza.

A epidemia da AIDS teve seus primeiros casos registrados em mulheres brasileiras em meados de 1980. Com o crescimento preocupante da doença nos anos 90 e o aumento do número de casos de bebês que nascem com a doença, transmitidos por mães doentes, o mundo inteiro passou a realizar pesquisas, estudos e conscientizar as mulheres para que se previnam, bem como realizem o teste anti-HIV durante o pré natal. No Estado de São Paulo, ainda é maior o número de homens portadores da doença, no entanto, a epidemia cresce com maior velocidade entre as mulheres.

O evento acontecerá no Pátio do Colégio, no centro de São Paulo, entre as 10:00h e 16:00h, é realizado pelo Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo, Área Técnica de Saúde da Mulher, Conselho Estadual da Condição Feminina, Secretaria da Justiça e Cidadania, Secretaria do Meio Ambiente e Sociedade Civil."