Taxistas da ATASP querem melhorias no sistema

18/11/2010

Não basta apenas a prefeitura liberar alvarás para novos taxistas. É necessário que paralelamente a isso haja uma completa reformulação no sistema, como fiscalização mais eficiente e melhoria das condições de trabalho dos taxistas. Essas foram algumas das decisões tomadas na Assembléia Geral da ATASP (Associação dos Taxistas de São Paulo) realizada na tarde desta quinta-feira (18) no auditório da UGT (União Geral dos Trabalhadores), região central de São Paulo, na qual a entidade é filiada.

O presidente da ATASP, Edson Senna, anunciou que existe propósito da SMT(Secretaria Municipal dos Transportes) abrir licitação para a liberação dos alvarás até o final deste ano ou no mais tardar até a primeira quinzena de janeiro de 2011. Disse que isso representa uma grande vitória da ATASP que desde a sua fundação teve como bandeira de luta justamente essa liberação e agora parece que surge uma luz no fundo do túnel no sentido de atender ao que consideramos justo para essa sofrida categoria de trabalhadores", disse.

Durante o encontro, que teve a participação de aproximadamente 100 taxistas, foi falado sobre a possibilidade de se promover uma carreata de taxistas pelas ruas centrais da cidade para pedir agilidade nesse processo de licitação. "Essa carreata não está descartada, podendo acontecer caso a prefeitura não realize a licitação", esclareceu Senna. O presidente alertou, por várias vezes, que a ATASP não tem, não teve e nunca terá "alvarás para vender ou alugar" e que a sua missão é penas servir de mediadora entre seus sócios e a SMT.

Falando em nome da diretoria nacional da UGT, o secretário Valdir Vicente de Barros, de Políticas Públicas citou que a UGT caminha junto com a ATASP na luta "para que logo todos os senhores tenham em mãos seus alvarás". Também o dirigente ugetista Avelino Garcia Filho lembrou que na questão dos alvarás, a parte técnica já está praticamente concluída. "A direção nacional da UGT trabalha agora na questão política que é mais complicada mas que, com certeza, chegará a bom termo", anunciou Avelino.

Os taxistas que compareceram na reunião foram informados de que a ATASP está estudando a realização de um convênio com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo no tocante a assistência médica. "O Sindicato dos Comerciários, presidido pelo nosso companheiro Ricardo Patah, também presidente da UGT mantém em funcionamento um serviço médico com 20 especialidades que poderão ser também usufruídas pelos sócios da ATASP", salientou Edson Senna. Também encontra-se em fase de estudos um convênio com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) com vistas a fornecer moradias para taxistas filiados à ATASP.

Arlindo Ribeiro/Imprensa UGT"