Ministros do Trabalho do Mercosul se reúnem

25/11/2010

Durante encontro foram assinados projetos voltados à prevenção e erradicação do trabalho infantil e à promoção de cooperação na área da seguridade social

Os ministros do Trabalho dos países que compõem o Mercosul se reuniram nesta quarta-feira (24), em Brasília, para continuar os debates iniciados no último encontro ocorrido na Argentina, no mês de agosto. A União Geral dos Trabalhadores (UGT) esteve presente através do secretário de Políticas Públicas, Valdir Vicente, como representante das Centrais Sindicais do Cone Sul. Na oportunidade, dois projetos foram assinados.

O Plano Regional para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil tem por objetivo contribuir para a implementação da política regional para a prevenção e erradicação do trabalho infantil no Mercosul. O outro, conhecido como Promoção de Cooperação Sul/Sul na área da seguridade social, foi acordado entre o Brasil e o Paraguai e fortalece o diálogo social entre os dois países sobre o assunto.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que exerce a presidência Pro Tempore do grupo, o encontro contribui em avanços significativos sobre as relações de trabalho. Temos que promover o diálogo entre os atores sociais para continuarmos avançando e progredindo nas relações socio-laborais dos países".

Participaram da reunião ministros de estado dos países do Mercosul e seus representantes, integrantes das bancadas de trabalhadores e empregadores dos paises e representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Fonte: MTE e UGT"