UGT da Paraíba promove Encontro de Pescadores

09/12/2010

A UGT ( União Geral dos Trabalhadores) da Paraíba realizou nos dias 26 e 27 de novembro no Ambassador Flet Hotel,de João Pessoa, o . 1º Encontro das Colônias de Pescadores da Paraíba. O evento contou com a participação de representantes de dezenas de colônias de pescadores do estado, lideranças sindicais e políticas e serviu para fazer uma avaliação da situação em que vivem os pescadores paraibanos. Os pescadores tiveram um curso de Formação Político-Sindical a cargo do professor Erledes Elias da Silveira de Minas Gerais.

O problema das colônias de pescadores chegou a ser tema de discussão por ocasião da 11ª Reunião Plenária, da Executiva Nacional da UGT, realizada no dia 30 de novembro e 1º de dezembro, em São Paulo. O presidente nacional Ricardo Patah, disse que a UGT tem dado integral apoio a essa categoria de trabalhadores, citando como exemplo encontro realizado em Fortaleza, ocasião em que os dirigentes reivindicaram, e acabaram sendo atendidos por parte do MTE(Ministério do Trabalho e Emprego), a transformações das colônias em sindicatos. Patah aproveitou para anunciar a realização desse tipo de encontro em todos os estados onde a pesca seja uma atividade econômica que utilize mão de obra de pescadores.

No Encontro de Pescadores da Paraíba, o presidente da UGT estadual, Zé Vieira, ao abrir os trabalhos saudou e agradeceu a presença dos pescadores, sindicalistas e autoridades, ressaltando a importância daquele evento que também tinha o propósito de defender os reais interesses dos pescadores paraibanos. O deputado recém eleito e representante da classe dos pescadores, Anísio Maia, agradeceu a direção estadual da UGT pela iniciativa e pediu que os filiados nas colônias olhassem com bons olhos as propostas da UGT" e se colocou à inteira disposição dos dirigentes sindicais e demais trabalhadores.

Um representante do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as M icros e Pequenas Empresas) , fez uma breve exposição sobre os projetos que vem sendo realizados em diversos municípios da Paraíba e os que estão para serem realizados. Na parte da tarde aconteceu outra palestra, desta feita a cargo do representante do BNB (Banco do Nordeste), que aproveitou para divulgar algumas linhas de créditos do banco para pescadores e agricultores e como cada um pode se enquadrar nos programas, facultou a palavra e tirou muitas dúvidas. O encontro foi encerrado com uma apresentação folclórica de jovens do SESC(Serviço Social do Comércio), que promoveu e divulgou a cultura da Paraíba aos visitantes do estado e animou os paraibanos presentes no encontro.

Participaram do 1º Encontro das Colônias de Pescadores da Paraíba as seguintes personalidades: Chiquinho Pereira (Secretário Nacional de Organização e Políticas Sindicais da UGT), Roga Matias (Assessor de Articulações Políticas da UGT), Zé Vieira (Presidente estadual da UGT-PB), Romero Baunilha (Secretário de Articulações Políticas da UGT - PB), Carlos Cleyton (Secretário de Finanças da UGT - PB), Anísio Maia (Deputado Estadual eleito como representante da classe de pescadores do estado), Branco Mendes (Deputado Estadual), Daniela Ribeiro (Deputada Estadual), Sargento Denis (Presidente Estadual do PV), Djaci Brasileiro (Prefeito de Itaporanga), Lídio Carneiro (Vereador Presidente da Câmara Municipal de Igaracy), Golinha (Vereador de Igaracy), Rivaldo Araújo (Vereador de Igaracy) , Deusinha (vice prefeita de Igaracy).

Arlindo Ribeiro/Imprensa UGT

Fonte: Blog Hugo Igaraci"