FGTS tem pior rendimento da história em 2010

10/12/2010

Os trabalhadores com registro em carteira terão neste ano o pior rendimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) desde que o fundo foi criado, em 1966. O rendimento do benefício será de 3,62% enquanto a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechará o ano em 5,63%, o que remete à perda de 2,01 ponto percentual ao trabalhador.

Para mudar este quadro, a UGT lidera no Congresso Nacional, em conjunto com o Instituto FGTS Fácil, um projeto de lei que pretende atualizar a legislação reguladora do FGTS, pois os rendimentos do benefício não tem sido suficientes para evitar perdas frente à inflação.

Atualmente, o FGTS tem rentabilidade de 3% ao ano mais a TR (taxa referencial), que não garante ganhos reais aos trabalhadores. A proposta da UGT é manter os 3% e substituir a TR pelo IPCA, garantindo assim ganhos acima da inflação sempre.

A forma de remuneração do FGTS é tão ruim para o trabalhador que até mesmo a poupança, que rende 6,17% ao ano (o juro de 0,5% ao mês é cumulativo), é mais lucrativa do que do fundo.

Se fosse usado o IPCA no lugar do TR, o rendimento do fundo dos trabalhadores seria de 8,79% neste ano, o que significa que não usar o índice de inflação fez com que os trabalhadores tivessem perda de 5,17% em seus rendimentos.

Um trabalhador que tinha R$10 mil no FGTS e dezembro de 2002 tem agora R$14.838,62, tendo em vista a correção monetária com base na TR. Se fosse levado em consideração o IPCA, o saldo seria de R$20.274,58.