17a Reunião Regional Americana, Santiago do Chile

16/12/2010

Durante a 17ª Reunião Regional Americana da OIT, o presidente Sebastián Piñera firmou a Convenção 187, que dispõe sobre saúde e seguridade social. Convém lembrar que há poucos meses houve um acidente com 33 mineiros, em San José de Atacama.

Muitos trabalhadores na América Latina continuam perdendo a vida no ambiente de trabalho. O continente registra 1 trabalhador morto a cada 2 minutos. A América Latina registra 30 milhões de acidentes de trabalho por ano e o número de mortes chega a 240 mil.

Os direitos de liberdade de associação sindical e negociação coletiva, garantidos pela Convenção 98 da OIT não é cumprida em muitos países. América Latina é o continente com o maior número de mortes de sindicalistas, com destaque para Colombia e Guatemala, onde a impunidade garante a prática recorrente de assassinatos políticos.

Com a emergência da crise, o movimento sindical intensificou sua luta pela ratificação da Convenção 102 da OIT que trata da Seguridade Social. Para a UGT as medidas governamentais de proteção social precisam expandir-se por toda a America Latina, porque 50% dos trabalhadores se encontram na economia informal.

Durante a 17ª Reunião Regional Americana da OIT, os representantes dos trabalhadores estão lutando para que no documento final da Conferência se reconheça como direitos de todos os trabalhadores aqueles já reconhecidos pelos organismos internacionais.