UGT na Cúpula Sindical do Mercosul

24/12/2010

22/12/2010

A Secretaria Internacional de Integração para as Américas representada pelos Companheiros Mônica da Costa Mata Roma e Cícero Pereira da Silva, Secretária Adjunta e 1º Secretário Adjunto, respectivamente da pasta, organizou, representando as centrais brasileiras, e juntamente com a Secretaria Técnica da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul - CCSCS, as atividades da Cúpula Sindical do MERCOSUL, que aconteceram em Foz do Iguaçu, Paraná, entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2010. O dia 14 foi dedicado às reuniões das Comissões de Energia, Construção, Educação, Jovens, Gênero e Desenvolvimento Produtivo da Coordenadora, nas quais a UGT contou com representantes em cada uma delas. No dia de 15, se realizou a Plenária da Cúpula Sindical, que contou com a participação de mais de 100 sindicalistas do Cone Sul.

A Secretaria também foi delegada pelas centrais brasileiras a participar da organização, junto à Presidência da República e outros movimentos sociais, da Cúpula Social do MERCOSUL, que se iniciou no mesmo dia 15, com diversos eventos de vários setores, entre os quais se destacaram as reuniões sobre Migrações e Direitos Humanos, que contou com a participação de companheiros da UGT. As atividades de migrações terminaram com a realização da Marcha do Migrante, evento organizado pelo Centro de Apoio ao Migrante de São Paulo, com o apoio da UGT e das demais centrais brasileiras.

A Cúpula Social se encerrou no dia 16, com a participação do Presidente Lula, além de chefes de Estado de outros países da América do Sul. Também se realizou a reunião do Conselho Mercado Comum - CMC, na qual participou o companheiro Valdir Vicente de Barros, Secretário de Políticas Públicas da UGT. A UGT também esteve presente na reunião do Foro Consultivo Econômico Social do MERCOSUL - FCES, com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social brasileiro - CDES, onde participaram as Secretarias de Integração para as Américas (Cícero Pereira) e a de Políticas Públicas (Valdir Vicente).

No dia 17 se realizou a Cúpula Presidencial do MERCOSUL, no Parque Tecnológico de Itaipú, evento no qual a UGT tem assento através do companheiro Valdir Vicente, que é coordenador do Foro Consultivo Econômico Social do MERCOSUL, órgão da estrutura institucional do MERCOSUL.