UGT entrega ao secretário Davi Zaia defesa do Selo Diversidade

17/01/2011

O Secretário Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, David Zaia, recebeu em audiência nesta segunda-feira (17/01), o Secretário nacional de Comunicação da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Marcos Afonso. Acompanhado do consultor político, José Ibrahim, e pelo de Políticas da Diversidade, Dojival Vieira, Afonso, em nome do presidente da central, Ricardo Patah, entregou a Zaia documento em que faz a defesa do Selo Diversidade no Trabalho.

Ele pediu ao novo secretário que faça gestões junto ao governador Geraldo Alckmin, visando a transferência para a Secretaria do Trabalho do Selo Diversidade, originalmente instituído pela Prefeitura de S. Paulo e, posteriormente replicado pelo Governo do Estado. Com a extinção da Secretaria de Relações Institucionais - o projeto encontra-se praticamente paralisado e sem perspectivas de ampliação.

O Selo Diversidade foi instituído pela Prefeitura de S. Paulo por meio do Dec. 47.911/2006, e tem como objetivo estimular as empresas e organizações da sociedade civil ao exercício das boas práticas e a adoção de políticas de inclusão, visando a superação do grave problema da discriminação racial e de gênero no mercado de trabalho, em S. Paulo.

Segundo o jornalista e consultor Dojival Vieira, que o idealizou, em conjunto com o Sindicato dos Comerciários e Instituto Ethos de Responsabilidade Social, entre outras instituições e empresas, o Selo é uma política inovadora e democrática que, uma vez ampliada para o Estado e mantido o foco na superação das práticas discriminatórias - em especial a racial e de gênero - poderá significar um avanço nas políticas de inclusão no mercado de trabalho no Estado.

São Paulo tem a maior população negra do país, com mais de 13,3 milhões de afro-brasileiros - cerca de 31% da população do Estado, de acordo com estudos da Fundação Seade.

Durante a audiência, foi entregue ao Secretário ofício do presidente da UGT, Ricardo Patah, em que faz a defesa do projeto. Para o Secretário Nacional da Diversidade Humana da UGT, Magno Lavigne, "essa política criada em S. Paulo com o Selo Diversidade, inicialmente na Prefeitura, representa um grande avanço".

"Se agente conseguir envolver o setor produtivo no debate de ações para a superação dos efeitos da discriminação racial, daremos um passo decisivo na luta por igualdade, pois estaremos indo além da formulação teórica. A defesa que a UGT faz do Selo para que passe a ser gerido pela Secretaria do Trabalho demonstra a preocupação de toda a central, e do seu presidente Ricardo Patah, com a inclusão dos segmentos historicamente em desvantagem em nosso país, em especial, negros e mulheres", afirmou.

"