UGT no CDES-RS

08/02/2011

O governo do Rio Grande do Sul elevou para 90 o número de integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) e anunciou os últimos 10 integrantes. Entre eles está o presidente da UGT estadual do Rio Grande do Sul, Paulo Barck.

O governador Tarso Genro (PT) quer os moldes iguais do governo federal, vai passar todos os projetos do conselho do estado formado por pessoas do governo, patronais, representantes dos trabalhadores, além de esportistas como a medalhista mundial Daiane dos Santos e o ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga.

Com a conotação de que todas as pessoas vão passar a ser conselheiras diretas do governador, o objetivo é dar ênfase aos projetos do governo. O CDES vai aprovar, podendo destacar quais as demandas da comunidade e discutir com o Executivo onde as prioridades devem ser feitas", explica Paulo Barck.

Como representante da UGT no governo gaúcho, Barck quer uma saúde de melhor qualidade e que o governo fortifique os SUS (Sistema Único de Saúde), uma educação de qualidade, principalmente na requalificação profissional.

"Hoje temos muitas vagas e não temos mão-de-obra especializada. Esperamos fortalecer as escolas técnicas do estado", informa o presidente da UGT estadual do RS.

Segundo o governo, foram mais de 300 os pedidos para integrar o Conselho. Segue a relação dos eleitos:

- Athos Cordeiro, presidente do Sindicato da Indústria de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras do RS (Sicepot)

- Dunga, ex-treinador da Seleção

- Gedeão Pereira, vice-presidente da Farsul (Federação da Agricultura do RS)

- Irineu Boff, vice-presidente da União Brasileira de Biodiesel

- José Paulo Dorneles Cairoli, presidente da Federasul

- Nadine Anflo, Titular da Delegacia da Mulher

- Paulo Roberto Barck, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT)

- Rosane Zimmer, doutora em Educação, Diretora do Colégio Guajuviras

- Simone Fontoura, professora universitária e integrante do Movimento Gaúcho das Pessoas com Deficiências

- Underléa Bruscato Arquiteta, professora e pesquisadora

Mariana Veltri, da redação da UGT"