UGT participará de Ato Internacional em solidariedade ao Movimento Sindical Mexicano

10/02/2011

Na semana de 14 a 19 de fevereiro de 2011, acontece os dias de Ação Internacional em Solidariedade ao Movimento Sindical Mexicano e as Famílias das Vítimas da Tragédia da Explosão da Mina de Carvão Pasta de Conchos, no México. As atividades, que estão sendo articuladas entre 4 federações sindicais internacionais (FITIM, a ICEM, a FITT e a UNI), chegará ao Brasil por meio da CSA, que acompanhará a Jornada Internacional em vários países.

Em 2006, 65 mineiros ficaram soterrados com a explosão da mina de carvão Pasta de Conchos, a centenas de metros abaixo da terra. As atividades de resgate dos mineiros foram encerradas após alguns dias de busca, resultando na morte de todos os trabalhadores. Dos corpos, apenas dois foram retirados da mina. O governo impossibilitou um resgate adequado dos mineiros e os 63 corpos permanecem no local, tirando das famílias o direito de velarem seus entes queridos.

O Conselho de Enlace da UNI Américas aprovou a realização de um ato em solidariedade no dia 15 de fevereiro, às 10hs, em frente ao Consulado Geral do México em São Paulo. A CSA estará presente nessa atividade programada em São Paulo. A União Geral dos Trabalhadores estará presente para ajudar a produzir um grande ato para esta data.