Festa do trabalhador reúne 1,5 milhão e marca compromisso com cidadão

02/05/2011

01/05/2011
O 1º de Maio Unificado reuniu neste domingo, pela primeira vez, 5 centrais sindicais para comemorar o Dia do Trabalhador em evento que reuniu mais de 1,5 milhão de trabalhadores e foi realizado na Av.Marquês de São Vicente, em São Paulo. Lideranças das centrais sindicais União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical e Nova Central Sindical
dos Trabalhadores (NCST) subiram ao palco para reivindicar as pautas sobre os trabalhadores na administração Dilma Rousseff. Entre as cobranças ressaltadas, a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário, a qualificação e o trabalho decente.
Base do governo e oposição debateram em torno da política econômica da inflação e redução de impostos. A presidente Dilma Rousseff, que não pôde comparecer à festa devido a uma pneumonia, foi representada pelo secretário-geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho, que leu a carta da presidente, destacando a valorização do salário mínimo, o aumento do emprego e o compromisso do governo no combate à inflação.
O presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah, fez referência à economia e a importância de o evento ter criado uma unidade entre as centrais. Pela primeira vez o 1º de Maio Unificado vai trazer muitas melhorias. É fundamental este ato que estamos desenvolvendo com todas as centrais do Brasil. Não existe no mundo uma unidade tão importante como essa. Eu quero cumprimentar as mulheres do Brasil, que somam mais de 4 milhões de trabalhadoras. O Brasil é das mulheres! Eu tive o prazer de ver nossa presidenta na televisão falando do primeiro de maio e falando do compromisso de tirar o nosso povo da miséria. E um dos itens que ela falou foi sobre educação, qualificação, comprometimento com o povo brasileiro. Nós somos a sétima economia do mundo, mas a nossa distribuição de renda é uma das piores. Só vamos mudar o Brasil com educação e com qualificação", defendeu.
Patah lembrou do compromisso assinado entre as centrais, o governador de São Paulo, Geraldo Alkimin, e com o secretário do Emprego e Relações do Trabalho e vice-presidente da UGT, Davi Zaia, frente aos moradores de rua. "Com certeza, mais de 3 mil trabalhadores no estado terão a oportunidade de trabalhar. Não podemos nos contentar com o desemprego. Nós estamos vivendo o pleno emprego. Por que o valor do seguro desemprego é maior que o valor gasto com educação no Brasil? Por que? É por isso que nós queremos ratificar a 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), para que nós possamos permitir que os trabalhadores tenham o seu emprego", defendeu o presidente da UGT, que também levantou a bandeira da redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário e a luta pela educação e cidadania.
O deputado federal e vice-presidente da UGT, Roberto Santiago (PV), após citar a convenção 158 da OIT, ressaltou que as relações com os trabalhadores devem ser dignas. "Não é possível a relação de trabalho no país continuar do jeito que está. Não é possível um trabalhador chegar no seu emprego e ser demitido sem qualquer explicação, sem qualquer justificativa. Carregamos as bandeiras do 1º de Maio para que até o fim do ano consigamos verdadeiras transformações nas relações de trabalho. Viva os trabalhadores, viva o 1º de Maio!", comemorou.
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, ressaltou a oportunidade dos trabalhadores junto ao crescimento econômico. "É o momento de aumentar os salários, é o momento de aumentar os direitos, é o momento de reclamar a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário, melhorar os salários e regular as terceirizações", enfatizou Maia, que mostrou estar junto dos trabalhadores na construção dessa luta e na conquista da classe.
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, também representou a presidente lembrando a importância da data aos trabalhadores como espaço para reivindicar melhores condições na segurança do trabalho. "O Brasil de hoje é um país diferente. Perto de 4% do total de trabalhadores ativos têm problemas de acidentes no trabalho, alguns até mais graves, como casos de mutilação", comentou.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, levou aos homenageados, o compromisso do governo. "Trabalhadoras e trabalhadores de São Paulo, trago aqui o apoio do nosso governo ao emprego, o compromisso com a redução dos impostos e com as relações de trabalho. Compromisso com a qualificação dos trabalhadores. Compromisso com as ações necessárias à aprovação de medidas em prol dos trabalhadores no Congresso Nacional", afirmou. Já o senador Aécio Neves (PSDB) ressaltou a importância das centrais terem suas próprias agendas. "É hora de colocar as nossas ideias, combater a inflação, falar sobre o processo de desindustrialização que ameaça o país", defendeu.
Também estiveram presentes o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e o secretário do Emprego e Relações do Trabalho e vice-presidente da UGT Davi Zaia.
Documento da presidenta Dilma Roussef, lido pelo secretário geral da presidência, Gilberto Carvalho
Companheiros e companheiras, nesta data, que se transformou no símbolo da luta pela dignidade do trabalho em todo o mundo, quero revelar o compromisso do meu governo com a contínua melhoria de vida dos trabalhadores. Com o respaldo do Congresso, estabeleci uma política de reajuste que instituiu regras de longo prazo de valorização do salário mínimo. Não permitirei, sob nenhuma hipótese, que a inflação volte a corroer o poder aquisitivo dos nossos trabalhadores. Nos últimos 8 anos o governo do presidente Lula promoveu a maior política de empregos já vista neste país. Foram criados 15 milhões de postos de trabalho com carteira assinada. Em meu governo lutaremos para ampliar as oportunidades de trabalho e reduzir a taxa de desemprego. O Brasil necessita cada vez mais de trabalhadores qualificados. Foi por isso que lancei na última quinta-feira o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Este programa vai permitir que o Brasil transforme completamente a escala e a qualidade da formação profissional dos jovens trabalhadores. Até 2014, o Pronatec vai gerar 8 milhões de novas oportunidades de formação profissional tanto para jovens como para trabalhadores ativos. Valorizo o diálogo entre governo e trabalhadores, porque esse diálogo permite a discussão conjunta do futuro que queremos para o Brasil. Vamos continuar a construir junto um país democrático, em que os movimentos sociais influam sob a evolução das políticas públicas. Um país realmente desenvolvido, sem miséria, com oportunidades iguais para todos.

Confira os sorteados no 1º de Maio Unificado 2011
A seguir confira a relação dos 20 ganhadores dos automóveis 0km que foram sorteados durante a festa de 1º de Maio Unificado realizada na Avenida Marques de São Vicente:
Ordem NOME Nº DO CUPOM
18º Atemilton Paulino 6998680
19º José Benedito de Carvalho 6919445
20º João Messias de Souza 1399567

Mariana Veltri e Maurício Gomide, da redação da UGT"