UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT passa para delegação chinesa experiência em acessibilidade


29/04/2011

28/04/2011
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) recebeu nesta quarta-feira (27) em sua sede nacional uma delegação chinesa para passar um pouco da experiência da central nas áreas de urbanismo e construção. O encontro foi mediado por Silvana Mesquita da Silva, secretária de assuntos de acessibilidade e vereadora de Guarulhos (SP), e Marcos Afonso de Oliveira, secretário de comunicação.
A delegação chinesa, formada por especialistas nas áreas de arquitetura e construção, além de autoridades políticas, conheceu algumas propostas da UGT nessas áreas e leis de autoria da vereadora relacionadas à acessibilidade. Silvana explicou que todas as questões voltadas para a inclusão beneficiam a população toda. A melhora no acesso às calçadas, ao transporte público ou ao atendimento médico, acabam trazendo melhorias para toda comunidade", disse.
A vereadora destacou que o Brasil tem leis específicas para tratar os deficientes físicos e que muitas delas buscam a inclusão social, como a chamada "lei de cotas". "As empresas são obrigadas a contratarem funcionários com deficiência física. Isso faz com que todas sejam adaptadas e acessíveis. Hoje, nenhuma empresa de Guarulhos recebe alvará se não for acessível", disse. Ela lembrou, no entanto, que apesar de existir a lei, ela não é bem aplicada, pois falta mão de obra qualificada. Ou seja, mesmo com a acessibilidade, os portadores de deficiência enfrentam outro problema, pois acabam apenas preenchendo vagas, sem perspectiva de crescimento profissional.
Para resolver esse problema, Silvana explicou que a UGT apóia um projeto que prevê a cursos de qualificação profissional ministrados por sindicatos e bancados pelas próprias empresas que futuramente contratarão esses profissionais. O chefe da delegação chinesa, Feng Shaokuan, deputado diretor do governo do distrito de Heping de Tianjin, elogiou a iniciativa. "Pensar no bem estar da população e ter leis que protegem os deficientes é muito importante", disse.
Silvana também mostrou um modelo de multa moral, aplicada aos motoristas que desrespeitam as vagas exclusivas dos portadores de deficiência. "Essa multa não tem valor financeiro, mas serve de alerta e para conscientizar a população", falou. No fim do encontro, a delegação chinesa presenteou a vereadora com um livro exclusivo do distrito de Heping, na China."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.