União Geral dos Trabalhadores é fundada na Capital do País

10/05/2011

07/05/2011
A fundação da UGT-DF União Geral dos Trabalhadores foi forjada na unidade, coragem e ousadia dos dirigentes de dezenas de entidades sindicais, embuídos com o espírito da necessidade de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Distrito Federal. O auditório do Hotel St. Peter localizado no Setor Hoteleiro Sul recebeu 196 delegados e observadores numa grandiosa demonstração de unidade, organização e solidariedade escreveu uma nova história do Movimento Sindical na capital da República.
Atendendo à uma convocação da UGT Nacional, lideranças sindicais de várias categorias de trabalhadores dos mais diversos lugares do DF, abriram caminho para um novo amanhecer com a criação da caçula UGT-DF uma central sindical: inovadora, cidadã e independente.
Participaram deste momento histórico: o Presidente Nacional da UGT Ricardo Patah, o Secretario Geral Francisco Canindé Pegado, da Secretária Adjunta de Finanças Rumiko Tanaka, o Secretario de Organização e Políticas Sindicais Chiquinho Pereira, o vice Presidente Nacional Lourenço do Prado, o Secretário de Relações Institucionais Miguel Salaberry Filho, o subsecretario do Trabalho Rafael Galvão, o Presidente do Conselho do Trabalho do DF e Conselheiro do FUNGER Sebastião Téo,Glauco Rojas, secretário de Estado de Trabalho do GDF, representando o governador Aguinello Queirós.
Assim, no dia 7 de Maio de 2011 nasceu a UGT-DF sob o comando do Presidente eleito Isaú Joaquim Chacon que defendeu a unicidade sindical, a redução da jornada de trabalho, por um Brasil com emprego, desenvolvimento econômico e justiça social.
Para a sindicalista eleita Secretaria de Finanças, Andrea Ulhôa, à UGT-DF marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora da capital do Pais.
O Congresso contou com a participação de 23 Entidades Sindicais e 11 Entidades do Quadro Suplementar. No evento houve homenagens às mães, destacando o carinho e atenção que a UGT tem com as mães, responsáveis pela educação de todos os cidadãos.Durante o evento, os representantes da UGT Nacional e da UGT-DF foram unânimes em reafirmar o compromisso com as causas sociais, a exemplo da melhoria no salário mínimo, redução da jornada de trabalho sem redução de salário, valorização do serviço e do servidor público, fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias, combate ao trabalho infantil, redução das taxas de juros, igualdade de tratamento entre homens e mulheres, educação e qualificação profissional, defesa da unicidade sindical e da contribuição sindical compulsória, etc.
Durante a realização do Congresso foi lançado o livro 100 anos de Movimento Sindical no Brasil", Balanço Histórico e Desafios Futuros.
Foi solenemente recebida a Filiação da FENAMOTO - Federação dos Mototaxistas e Motofretistas do Brasil, fazendo da UGT a central que representa agora todo seguimento no pais. O Presidente Ricardo Patah assinou a ficha de filiação e destacou à importância da entidade no cenário nacional principalmente no trabalho de qualificação, formação e prevenção de acidentes dos trabalhadores em moto. O Presidente da FENAMOTO exaltou o trabalho da UGT e diz está feliz por participar da criação da UGT-DF.
Na ocasião, por aclamação e unanimidade, foi aprovado o Estatuto da UGT-DF e eleita e empossada a primeira diretoria executiva:
Presidente: Isaú Joaquim Chacon
Secretário de Relações Internacionais: Gilberto Antonio Vieira
Secretário de Comunicações: Adilson Oliveira
Secretário de Segurança e Proteção ao Cidadão: Amâncio Joaquim Chacon
Secretário de Assuntos do Trabalhador em Finanças, Crédito e Seguros: Angelo Neri dos Santos
Secretário de Assuntos das Profissões Liberais: Elbens José Pereira Ribeiro
Secretário de Assuntos do Trabalhador no Setor do Comércio: Valter Freitas da Silva
Secretário de Assuntos do Trabalhador no Setor de Turismo: Adriana Maridebele Santos Silva
Secretário de Assuntos do Trabalhador Urbanitário: Judson Carlos de Oliveira
Secretário de Assuntos do Trabalhador no Setor da Indústria: Ernani Soares
Secretário de Assuntos do Trabalhador no Setor de Serviços: Geraldo Francisco do Nascimento