Plenária Estadual da UGT-PARANÁ discute reforma política

11/05/2011

Crescer com ética, valorizando o ser humano. Com esse espírito de sindicalismo e cidadania, o presidente Paulo Rossi abriu a 3ª Plenária Estadual da UGT-PARANÁ.

Mais de 300 lideranças sindicais e de organizações comunitárias de diversas cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de personalidades políticas participaram da abertura da 3ª Plenária Estadual da UGT-PARANÁ, realizada em Foz do Iguaçu, dias 11 e 12 de maio.
Na abertura dos trabalhos na manhã dessa quarta-feira (11), o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, falou sobre a atuação da central no Brasil e no Estado. Com os temas: Reforma Política
Trabalho Decente
Congresso Nacional da UGT
e Planejamento Estratégico a UGT-PARANÁ quer uma ampla discussão sobre questões atuais do mundo sindical" disse Paulo Rossi.
O crescimento da central no Paraná foi destaque para o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah. "Vemos aqui lideranças de várias cidades paranaenses, de diversas categorias de trabalhadores. Isso é reflexo de um crescimento ordenado e consistente, e que mostra a seriedade da UGT como central que reconhece a pluralidade dos tantos sindicatos filiados" lembrou Patah.
Falando sobre questões ligadas à Reforma Política, o palestrante da manhã, ex-deputado federal Gustavo Fruet levantou pontos polêmicos, falando sobre voto distrital, lista fechada de candidaturas e formas diferenciadas de regimes eleitorais em outros países. Com isso Fruet conseguiu apresentar alternativas para a formatação de uma ampla reforma política, desde a estruturação partidária até a formação de chapas e interesses de candidatos. "Temos de a todo instante discutirmos as questões relacionadas à reforma política, pois é mais do que sabido que é necessária essa reforma. Só temos agora de saber sobre quais pilares será essa reforma", disse Fruet. A palestra de Gustavo Fruet teve a mediação da professora de ciência política Vanessa de Souza Fontana, juntamente com o secretário da UGT-PARANÁ Odionir Piaia.
Um dos grandes momentos de emoção para todos os participantes foi a entrega de um cheque no valor de R$ 10.000,00 ao sindicalista Valdir Mendes, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Morretes (PR). O companheiro Valdir foi uma das tantas vítimas atingidas pelas tragédias causadas pelas chuvas no início de janeiro desse ano. Numa ação clara de cidadania e mostrando espírito de solidariedade dos filiados da UGT-PARANÁ, foi feita uma campanha de arrecadação de fundos para a construção de uma nova moradia ao companheiro Valdir. Além do cheque entregue na manhã dessa quarta-feira, o presidente da UGT-PARANÁ anunciou também que a central irá entregar ao sindicalista móveis, roupas e utensílios domésticos, já arrecadados durante a campanha.
No período da tarde o secretário geral da UGT, Canindé Pegado fala aos presentes sobre a organização da central na construção temática do Congresso Nacional da UGT. Ainda hoje será feito o lançamento do livro '100 anos de Sindicalismo no Brasil' e lideranças dos movimentos sociais discutem formas de organização junto à central.
Na quinta-feira o mestre em educação e professor de formação político-sindical Erledes Silveira fará palestra com o tema 'Trabalho Decente'.

A 3ª. Plenária da UGT-PARANÁ pode ser acompanhada ao vivo com transmissão pela web-TV no site: www.ugtparana.org.br"