UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT-RR defende mais representatividade ao trabalhador


19/05/2011

18/05/2011
A UGT Estadual de Roraima (UGT-RR) foi inaugurada no dia 19 de abril junto à realização da Plenária da UGT, rumo ao 2º Congresso. Fundada por três sindicatos: o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Pesada de Roraima (Sitcop-RR), o Sindicatos dos Taxistas (Sintax-RR) e o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Comerciais do Estado de Roraima (Sinteco-RR), a UGT-RR, a quarta central instalada no Estado, quer ampliar a representatividade dos trabalhadores, fazer um sindicalismo diferenciado e consciente, para valorizar o trabalhador, conciliar o patrão e o empregado.
Na ocasião foi lido o manifesto da fundação e ressaltada a importância do Congresso. Chiquinho Pereira, secretário das Organizações Sindicais, falou sobre o sindicalismo ético da UGT e das más condições que se encontra a área da saúde no Estado.
Roraima é representado por um número maior de sindicatos patronais que laborais e a UGT-RR tem como objetivo desenvolver uma política de melhoria das condições e segurança do trabalho, de respeito, para que diminua o assédio moral e também sexual, assim como conscientizar sobre a importância da carteira de trabalho e os benefícios que trazem ao trabalhador.
O que nos motivou é poder desenvolver um trabalho diferenciado em prol do trabalhador. Temos muitos trabalhadores ligados ao governo do Estado. E o trabalhador da indústria e outros segmentos não são valorizados. Roraima era uma região garimpeira de ouro e diamante e depois da explosão do outro, tudo passou para a folha de pagamento do governo do estado e os trabalhadores não eram beneficiados", disse Fabiano Antonio da Silva Xavier, presidente da UGT-RR e também do Sitcop-RR.
Para o 2º Congresso, a UGT-RR está preparando uma pauta para a região Norte com ao desemprego. O trabalhador do Norte é prejudicado pelas rigorosas mudanças climáticas tanto no inverno quanto no verão e, como conseqüência, o emprego fica bastante vulnerável.
As fortes chuvas no frio impedem os trabalhadores de executar o trabalho e as empresas optam pela demissão dos funcionários, que têm o contrato rescindido e acabam perdendo a vaga. A mesma coisa no verão, expostos ao sol agressivo, há grande incidência de câncer de pele. E como medida a UGT-RR também coloca na pauta do Congresso, a melhoria da Norma de Regulamentação nº 18 (NR-18), a qual fala da importância para o uso do filtro solar. Fabiano Xavier vê no Congresso uma possibilidade de poder levar adiante as discussões e, para os próximos anos, poder brigar pela legislação dessas ideias.
A vulnerabilidade é a maior preocupação da UGT-RR, que luta pela melhoria de condição de trabalho e a representatividade do trabalhador na região norte. "A Estadual de Roraima veio para concretizar esta representação. Vamos colocar em prática o que a UGT Nacional prega: a representatividade de seus trabalhadores. Não temos promessas, mas concretização de trabalho", finaliza.

Mariana Veltri, da redação da UGT"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.