UGT de Santa Catarina rumo ao 2º Congresso Nacional

19/05/2011

Foi realizado nos dias 16 e 17 de maio em Florianópolis SC no Hotel SESC Cacupé o Pré-Congresso da UGT Santa Catarina para
definir os rumos e posições no 2º. Congresso Nacional da UGT Nacional. O Congresso Estadual foi prestigiado por grande parte da Executiva Nacional, destaque para o Presidente Nacional Ricardo Patah, Secretário de Organização e Políticas Sindicais Francisco Pereira de Sousa Filho (Chiquinho), Secretário Geral Francisco Canindé Pegado do Nascimento,lideranças UGETISTAS do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rondonia, Amazonas, Distrito Federal, Caravanas das Macrorregiões de Santa Catarina, além da Executiva Estadual, destaque para o Presidente Waldemar Schulz Junior (Mazinho) e Secretário Geral Carlos Magno da Silva Bernardo.
Na abertura dos trabalhos, o presidente da UGT-SANTA CATARINA, Waldemar Schulz Júnior (Mazinho), falou sobre a importância de manter a união dentro da Central e criticou as intervenções do Ministério Público do Trabalho nas entidades sindicais catarinenses.
O Presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah, destacou a o papel da UGT Catarinense, afirmando que Santa Catarina, continua sendo exemplo para UGT Nacional. Patah foi enfático ao falar sobre a responsabilidade que tem a Central nas discussões de assuntos efetivamente primordiais no cenário Nacional e Mundial, enfatizou a necessidade de erradicar o trabalho escravo no Brasil, da urgência em implantar a Escola Sindical da UGT que irá oportunizar formação para todos os dirigentes filiados a Central e reforçou que é preciso haver uma ampla reforma na educação em todo país, que todos tenham acesso a uma escola de qualidade.
Nos dois dias de Congresso, através de grupos temáticos, foram discutidos e acopladas sugestões no ante-projeto do temário do 2º. Congresso nacional idealizado pela comissão organizadora do referido congresso, temas de questões atuais afetas ao mundo sindical, politicas públicas de qualidade voltadas aos trabalhadores e aos cidadãos em geral, crescimento e fortalecimento da UGT.