UGT fecha parceria com entidade Belga e fortalece a luta por trabalho decente no Brasil

14/06/2011

A luta da União Geral dos Trabalhadores (UGT) que visa combater a informalidade, ampliando a inclusão social e o trabalho decente no Brasil, ganhou o importante apoio da Confederação de Sindicatos Cristãos da Bélgica (CSC).
Com a proposta de realizar um projeto de intercâmbio sindical entre as entidades, Thomas Missen, responsável pelos serviços internacionais e Latino Americanos da CSC, visitou a sede da UGT, em São Paulo e explicou o trabalho que a entidade belga realiza pelo mundo e qual o trabalho a ser desenvolvido no Brasil.
Segundo Thomas, a CSC promove ajuda a países que tem problemas de desenvolvimento e sofrem com a desigualdade, desta maneira, o Brasil se encaixa nesse perfil por possuir um grande número de pessoas fora do mercado de trabalho formal. Em São Paulo será desenvolvido um trabalho de cooperação entre as entidades visando à inclusão social e o combate a economia informal e, simultaneamente, realizaremos um projeto em Manaus onde capacitaremos e formaremos trabalhadores locais", diz.
Para o Secretário José Artur Aguiar, da Secretaria do Trabalhador nos Setores Informal, Autônomo e Microempreendedorismo da UGT, a parceria com a CSC vem num momento oportuno e com certeza se somara aos esforços que central vem fazendo para o desenvolvimento deste importante segmento da economia brasileira.
O projeto, que terá a periodicidade de dois anos, está previsto para iniciar em 2012, busca modernizar as ações já realizadas pela UGT no que se refere à qualificação e formação dos profissionais, combate ao trabalho infantil, pedofilia, escravidão laboral, entre outras bandeiras.
"Essa parceira é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho conjunto entre Brasil e Bélgica que fortalecerá, ainda mais, o papel inovador, ético e cidadão que a UGT desempenha no cenário sindical brasileiro", explica Reginaldo Lourenço Breda, secretário de Formação Sindical.

Fábio Ramalho, da Redação da UGT"