UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT assina Termo de Cooperação visando a transferência de tecnologia em educação profissional


16/06/2011

15/06/2011
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) tem se manifestado acerca da melhoria da educação no Brasil e notadamente a formação profissional dos trabalhadores. Trabalha com a certeza que só a educação vai permitir que os trabalhadores alcancem melhores posições no trabalho e em seu desenvolvimento pessoal. Da crítica à ação, a entidade dá seu primeiro passo com a fundação do Instituto de Altos Estudos da UGT e busca parceiros para esta tarefa de construir um trabalhador para este novo mundo e encontrou na instituição Quanta o interesse de vir para o Brasil e trazer sua experiência em treinamento e qualificação de trabalhadores em alta tecnologia.
Para suprir a carência de falta de qualificação e garantir ao trabalhador melhores posições em um moderno mercado de trabalho que existe hoje em nosso país cujas oportunidades são mais voltadas à mão de obra estrangeira, Ricardo Patah, presidente da UGT e Umberto Quintavalle, presidente de Quanta, se reuniram no dia 08 de junho, na sede da UGT, em São Paulo, para firmar um Termo de Cooperação Técnica para formalizar a parceria da agência italiana na assistência dos novos estudos de especialização aos trabalhadores.
A parceria visa o desenvolvimento de projetos de qualificação profissional e a formação de professores. O Instituto de Altos Estudos da UGT está sendo elaborado em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB) e vai ter como objeto a capacitação de lideranças para intervir de forma objetiva e propositiva nos mais variados espaços de discussão, especialmente aqueles destinados à formulação e implementação de políticas e direitos dos trabalhadores.
A iniciativa é uma questão estratégica para a UGT porque está cumprindo parte importante do slogan, por um cidadão ético e inovador, através de ações que envolvam a sociedade. Sai um pouco do assunto estritamente sindical e atua na sociedade que é onde o trabalhador vive", salienta Roberto Nolasco, assessor da Secretaria de Finanças da UGT.
Quintavalle se comprometeu com Patah de voltar em agosto, época da implantação do Instituto, quando trará um grande projeto de formação profissional para o Brasil, voltado para o potencial do trabalhador.
A partir do programa de metodologia feito pela UnB, a UGT poderá desenvolver o curso junto às faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) de cada região do Brasil. Para trabalhos mais específicos característicos da economia local, como por exemplo o de pescadores artesanais, que demanda critério e treinamento, é preciso montar um currículo junto a eles, daí a necessidade de o grupo de Altos Estudos também ter a opção pelo ensino virtual."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.