XLI Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum, Assunção, 28 e 29 de junho de 2011

28/06/2011

A UGT está presente na XLI Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum CMC, na cidade de Assunção, Paraguai, entre os dias 28 e 29 de junho.
O CMC é o órgão máximo da estrutura do Mercosul, composto pelos Ministros de Relações Exteriores, Fazenda e Economia, a também pelo Foro Consultivo Econômico Social do Mercosul - FCES, do qual a UGT faz parte. O Companheiro Valdir Vicente de Barros, Secretário de Políticas Públicas da UGT é o Coordenador da Seção Brasileira do FCES, e por tal razão, toma parte na mesa do CMC neste dia 28 de junho.
O FCES, ademais de ouvir os informes apresentados pelo CMC, pelo Parlamento do Mercosul, e por outros órgãos da estrutura do bloco, se manifesta através de sua coordenação pro tempore, sobre os temas que lhe afetam a sociedade civil, especificamente sobre os aspectos econômicos e sociais do processo de integração regional.
Dentre os temas que estão na pauta do FCES para apresentação ao CMC estão questões sobre a integração produtiva do bloco, livre circulação de bens, pessoas e serviços, a eliminação da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum - TEC, e a dotação de orçamento próprio para o funcionamento do FCES. Também acompanham a reunião do CMC o Diretor Cícero Pereira, da Secretaria Internacional de Integração para as Américas e o assessor Gustavo Garcia.
No período da tarde a UGT participará de reunião Plenária da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul - CCSCS, onde a UGT receberá o mandato da Secretaria Geral da Coordenadora, a ser exercido pelo companheiro Valdir Vicente nos próximos dois anos.

Gustavo Garcia, de Assunção.