12/11/2025
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou da Barqueada realizada nesta quarta-feira, 12 de novembro, no Rio Guamá, em Belém (PA). O evento reuniu uma grande diversidade de movimentos sindicais, sociais, quilombolas e povos originários de diferentes etnias e estados brasileiros, em um ato simbólico e político, paralelo a COP30 e que reafirma o compromisso coletivo com a defesa da Amazônia, da justiça social e da sustentabilidade.
Os barcos partiram da Associação dos Trabalhadores Iate Clube, em uma travessia marcada por cores, cantos e bandeiras, simbolizando a união entre as lutas trabalhistas e ambientais. A delegação da UGT destacou-se pela presença de um boneco gigante do Curupira, protetor das florestas e mascote oficial da COP30. A figura mítica representou o compromisso da central sindical com a preservação da natureza e com o fortalecimento do debate sobre transição ecológica justa para os trabalhadores e comunidades amazônicas.
A delegação da UGT contou com a participação de importantes dirigentes sindicais de todo o país. Entre eles, Marcelo Carvalho, presidente da UGT-BA, Norton Jubelli, presidente da UGT-RS; Luiz Gustavo de Pádua Walfrido, presidente da UGT-PE; Renato Guerra, Secretário Nacional Adjunto de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UGT; Sérgio Costa, presidente da UGT-GO; e Jacira Carvalho, Secretária Financeira da UGT-GO.
A presença da UGT na Barqueada reafirma o papel estratégico do movimento sindical nas discussões que estão acontecendo durante a COP30, defendendo uma agenda de sustentabilidade com inclusão social, que garanta empregos verdes, proteção aos direitos trabalhistas e valorização das comunidades tradicionais. Mais do que um ato simbólico, a participação da central representa um chamado à ação conjunta em prol de um futuro mais justo, equilibrado e sustentável para o Brasil e para o planeta.
UGT - União Geral dos Trabalhadores