UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

ARTIGOS

Sofia Rodrigues do Nascimento
Vice-presidente do Sinsaúde Campinas e Região e secretária adjunta para Assuntos da Diversidade Humana da União Geral dos Trabalhadores (UGT)


É preciso valorizar o trabalhador da Saúde


18/05/2022

A data de 12 de maio é de grande importância para o trabalhador da saúde. Este é um dia dedicado para a essencialidade desses profissionais nos cuidados da população brasileira. Nos últimos dois anos eles foram exigidos além dos seus limites físicos e emocionais na luta incessante para salvar vidas durante a pandemia, e tiveram seu trabalho aplaudido por todos os brasileiros, de modo geral. Mas, com a diminuição do número de casos da Covid-19 nós percebemos que esta valorização está se esvaindo com o passar dos dias. A classe patronal aproveita para tentar tirar os benefícios e direitos conquistados até agora pelos trabalhadores.

Um exemplo triste dessa situação ocorreu recentemente em dois hospitais de Campinas, que forneceram cestas básicas com alimentos de baixa qualidade, sendo que muitos produtos estavam estragados. Além disso, os trabalhadores da área da saúde vivem uma situação caótica, com pouca valorização salarial, excesso de trabalho e forte assédio moral, que tem levado muitos profissionais a largarem o emprego em busca de outras oportunidades.

E isso não pode acontecer de maneira alguma. O sindicato dos profissionais que trabalham em estabelecimentos de saúde de Campinas e Região, o Sinsaúde, tem atuado fortemente para que administradores de unidades de saúde e autoridades representativas nas esferas municipal, estadual e federal também reconheçam e valorizem esses profissionais.

Por isso, a importância de destacar o dia 12 de maio como o Dia do Trabalhador da Saúde. Este é o reconhecimento da luta e dedicação dos trabalhadores da saúde, e reforça a importância do papel destes profissionais para toda a sociedade. O trabalhador da saúde sempre demonstrou que tem muita raça e dedicação, mas o que falta mesmo é valorização desses profissionais.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2021 Todos os direitos reservados.