Sindicalistas se organizam para criar regional da UGT em Mato Grosso

01/02/2008

O grupo de sindicalistas de diversos segmentos profissionais que trabalha pela criação da secção mato-grossense da União Geral dos Trabalhadores (UGT) se reuniu nesta semana na sala da Comissão de Conciliação Prévia, localizada na rua Barão de Melgaço, 3.209, centro de Cuiabá, para discutir a fundação da entidade. A informação é do vice-presidente do Sindicato dos Telefônicos de Mato Grosso, José Vicente Marques Filho.

Segundo ele, pelo menos oito sindicatos no Estado que já são filiados à central sindical, entre eles
o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem Estado de Mato Grosso
o Sindicato dos Empregados no Comércio de Bares, Restaurantes, Pizzarias,Churrascarias, Lanchonetes e Similares (Sindicombares)
o Sindicato dos Trabalhadores Telefônicos do Estado de Mato Grosso - Sinttel-MT
o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado de Mato Grosso
o Sindicato dos Trabalhadores em Postos e Serviços Combustíveis e Lubrificantes de Mato Grosso
o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antonio do Leverger e o Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado de Mato Grosso.

O objetivo desta primeira reunião é compor a comissão organizadora pró-criação da UGT em Mato Grosso para preparar o seu congresso de fundação e para isso, além dos sindicatos já confirmados, todos os outros sindicatos independentes com base no Estado também serão convidados para participar do processo. Queremos fazer tudo com transparência e de forma democrática", afirmou José Marques. O sindicalista, que também e advogado destacou que a UGT hoje é a segunda central sindical do país em número de trabalhadores na base e luta por um sindicalismo cidadão, ético e inovador.

Os representantes dos sindicatos presentes à reunião discutiram a conjuntura sindical e decidiram realizar uma nova reunião no próximo dia 22 de fevereiro, quando esperam ampliar o grupo com a adesão de outros sindicatos. A reunião será realizada na sede do Sinttel - MT à rua Nossa Senhora de Santana, no bairro Goiabeiras."