UGT participa de solenidade do 36º aniversário do SEMT

28/07/2008

A UGT (União Geral dos Trabalhadores) esteve presente na cerimônia comemorativa ao 36º aniversário do Sesmt (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), através da Secretária Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho, Cleonice Caetano Souza. O aniversário aconteceu no domingo (27), a solenidade foi antecipada para a sexta-feira (25) no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado de São Paulo(Rua Conde de Sarzedas, 286). A escolha este ano para comemorar a data, deve-se a redução dos índices de acidentes na construção civil, em especial àqueles resultando em mortes.

Além da representante da UGT, o evento contou com a participação da Dra. Lucíola Rodrigues Jaime, Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego, em São Paulo, Jurandir Costa, presidente da Fundacentro e dirigentes de centrais sindicais e do Sindicato patronal da Construção Civil.

O Sesmt consiste num conjunto permanente de ações, medidas e programas, previstos em normas e regulamentos, além daqueles desenvolvidos por livre iniciativa da empresa, tendo como objetivo a prevenção de acidentes e doenças, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida, a promoção da saúde do trabalhador e do meio ambiente de trabalho
objetivando garantir, permanentemente, um nível mais eficaz de segurança e saúde a todos os trabalhadores.

Cleonice Caetano, da UGT, falou o quanto era indispensável dizer que hoje, aos 36 anos de existência do SESMT, não existem pessoas melhores que os profissionais dessa categoria para dizer sobre os problemas e entraves que os profissionais que o compõe enfrentam até hoje para a melhoria da situação e condições do local de trabalho. Porém, na opinião de Cleonice, não podemos hoje, após 36 anos de atuação, ficar chorando ainda as dificuldades que são enfrentadas justamente porque também foram conseguimos muitos avanços. Hoje estamos aqui reunidos com centrais sindicais, com o Ministério do Trabalho, com pessoas da política, com as quais podemos compartilhar informações e que, certamente, podem nos ajudar a melhorar os nossos decretos, as nossas leis. Isso é um grande avanço porque há muito tempo que estamos nesse trabalho e só recentemente estamos nos reunindo com trabalhadores, empregadores e governo. Hoje nós participamos de uma Comissão Tripartite de políticas para segurança e saúde do trabalhador para a qual podemos levar todas as questões e dificuldades que temos enfrentando e que podemos amenizar a partir de agora", declarou.

Cleonice também destacou que cabe a essas pessoas envolvidas fazerem com que essa Comissão atinja o seu objetivo, assim como fazerem com que os decretos, leis e regulamentações, criados até hoje, funcionem. "Então, se até hoje mesmo com todos os entraves, as dificuldades que vocês, profissionais da área, profissionais do SESMT enfrentam estão sempre de cabeça erguida, com coragem, com dedicação, porque esse não é um trabalho que qualquer pessoa faz, são pessoas especiais que fazem esse trabalho, que realmente se dedicam 24 horas, muitas vezes deixando a sua vida familiar de lado pra realmente trabalhar pelas pessoas que precisam. Quero parabenizar o Armando e o Ramalho por essa parceria e a todos vocês aqui presentes, porque hoje centrais sindicais, governo, empreendedores tem que ter essa consciência de que sozinhos não vamos conseguir, mas juntos, sim", analisou Cleonice. "