Sindicalismo cidadão e ético da UGT recebe delegação de índios Pataxós

15/07/2011

Neste segundo dia do Congresso Nacional da UGT, a caravana mineira de Belo Horizonte participou, ativamente, dos debates com uma delegação de índios Pataxós que,nesta manhã, entregaram ao presidente Ricardo Patah um documento com intenção de formação de uma secretaria voltada para atender as necessidades dos povos indígenas.
Segundo Marinalva de Jesus (Agohoo Aktire), presidente da Associação dos Povos Indígenas de Belo Horizonte e Região Metropolitana, esta é uma iniciativa muito importante da UGT em abrir espaço para que os povos indígenas possam fortalecer suas bases e ampliar a luta por melhores condições laborais, de renda e inclusão social. Hoje estamos aqui para reforçar o nosso pedido de formação da secretaria do índio da UGT, que será um espaço para que os povos indígenas brasileiros tenham sua voz ouvida e seus direitos ampliados", explica.
Com o fortalecimento das bases ugetistas, anunciado na abertura do Congresso, a central é um elo importante para o crescimento e, consequentemente, intensificação da luta em prol dos povos indígenas.
Para Adilson Ramos dos Santos (Iranxi), a UGT foi a única central que acolheu os povos indígenas de braços abertos, pois os índios sofrem a mesma perseguição do trabalho informal por trabalhar com artesanato. "Este crescimento da UGT é fundamental para a luta dos povos indígenas por fortalecer nossas bandeiras que, de certa forma, não são tão diferentes das necessidades do homem branco. Só tenho a agradecer e parabenizar o presidente Patah por receber nós índios nesta belíssima e sempre combativa central", afirma.

Por Fábio Ramalho - Redação UGT
FOTOS DO CONGRESSO"