2º Congresso Nacional da UGT

17/07/2011

O 2º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores - UGT, realizado nos dias 14, 15 e 16 de julho, em São Paulo, consolidou a atuação da terceira maior central sindical brasileira junto à classe trabalhadora no Brasil.
Com o congresso, a UGT acumula forças para promover revisões constitucionais que só serão bem sucedidas se forem respaldadas por um amplo movimento de apoio da sociedade.
Questionado qual a importância do segundo congresso nacional da UGT para o movimento sindical e em especial para o movimento sindical catarinense, o prof. Bittencourt, reeleito Secretário Nacional de Políticas Educacionais assim comentou: Considero de extrema importância a realização do congresso. A UGT com pouco tempo de vida, precisamente quatro anos, neste congresso mais de três mil trabalhadores de todos os cantos deste Brasil, reunidos, discutindo e se integrando, mostrou a sua força e organização. O Brasil ganha muito com este congresso, pois nele a UGT constrói propostas rumo a sociedade do conhecimento com justiça social. Especialmente pra Santa Catarina que é preciso que se diga: é o estado com mais sindicatos filiados a central e que levou uma delegação expressiva e qualificada composta por várias categorias de trabalhadores trouxe sua cooperação para continuar a construir uma central cidadã, ética e inovadora. Os educadores através da FETEESC e seus sindicatos filiados se fizeram presentes contribuindo nas discussões. Por tanto, Santa Catarina consolida sua posição de destaque influindo na política trabalhista, econômica e social."