As lições de um congresso internacional

27/05/2014

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou de um importante evento internacional, o III Congresso da CSI-Confederação Sindical Internacional, realizado em Berlim, de 23 a 27 de maio. Comandados/as pelo presidente Ricardo Patah, os companheiros/as da UGT deram, para todo o universo sindical mundial, aulas de organização e participação: em todas as manhãs, após o café, os congressistas da UGT chegavam cedo ao local das reuniões (Centro de Convenções de Berlim) e reuniam-se com Ricardo Patah, analisando a conduta anterior e planejando as atividades do dia. O sucesso se mede pelos resultados: a UGT saiu do Congresso no mesmo patamar da poderosa AFL-CIO (Federação Americana do Trabalho), emplacando três representantes em linha no Conselho Geral e um vice-presidente continental. Foi fundamental para a presença de Nilton Neco, da Força Sindical, no Conselho Geral. A união das centrais brasileiras foi fundamental para a eleição de João Felício, da CUT-Brasil, para a presidência da CSI. Foi certamente a maior e mais qualificada delegação brasileira num evento sindical mundial.