UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Anvisa lança novo manual sobre lavanderia hospitalar


09/02/2008

Brasília, 4 de dezembro de 2007 - 19h40

Anvisa lança novo manual sobre lavanderia hospitalar

A saúde do trabalhador é uma das principais preocupações da Agência

Nacional de Vigilância Sanitária no novo guia de lavanderia hospitalar, produzido e atualizado pela Anvisa. O manual técnico Processamento de Roupas de Serviços de Saúde: prevenção e controle de riscos" (PDF), lançado pela Agência em formato eletrônico, nesta terça-feira (4), substitui aversão publicada em 2000.

A revisão do manual, publicado pela primeira vez pelo Ministério da Saúde, em 1986, é uma resposta da Anvisa à demanda de profissionais de saúde e das unidades processadoras de roupas por informações sobre o assunto. "A atualização das orientações referentes ao processamento de roupas utilizadas nos serviços de saúde amplia o enfoque de prevenção e controle de riscos associados a esta atividade", explica a gerente-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Anvisa, Flávia Freitas. "Além disso, novos conhecimentos em relação a riscos presentes nas unidades de processamento de roupas de serviços de saúde demandaram à necessidade de um maior controle sanitário desses serviços", completa Freitas.

O manual técnico beneficiará os serviços de saúde que dependem do

processamento de roupas. O guia poderá ser utilizado por cerca de 6,5 mil unidades hospitalares inscritas no Cadastro Nacional Estabelecimentos de Saúde. "Com esta publicação, a Anvisa cumpre seu papel como órgão de excelência em novas metodologias na segurança do trabalhador e no controle sanitário de serviços desta natureza", destaca Flávia Freitas.

A nova publicação considera os riscos ergonômicos, químicos, físicos, entre outros, a que estão expostos os trabalhadores. Em relação aos aspectos ergonômicos, o manual orienta para a postura adequada que os trabalhadores de lavanderias hospitalares devem adotar durante a realização das tarefas, "Muitas vezes, o funcionário da lavanderia acaba carregando muito peso, o que pode causar problemas de coluna", observa Freitas. O manual apresenta, ainda, orientações para os trabalhadores durante a manipulação de produtos químicos e cuidados para evitar acidentes com materiais como agulhas e bisturis. "O manual é importante para a sociedade na medida em que o processamento de roupas é uma atividade de apoio que influencia consideravelmente na qualidade da assistência à saúde", destaca Freitas.

Legislação - O manual "Processamento de Roupas de Serviços de Saúde:

Prevenção e Controle de Riscos" também faz referência a normas relativas aos serviços que realizam essa atividade. É o caso da Portaria 2.616/98 do Ministério da Saúde e as resoluções da Anvisa RDCs 50/2002 e 189/2003.

Informação: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.